Políticas

/Política editorial
Política editorial2018-11-20T05:05:43+00:00

POLÍTICA EDITORIAL

A revista publica contribuições em Espanhol, Português e Inglês: artigos originais de pesquisa, historiografia, teoria e metodologia da história, resenhas de livros e ensaios críticos. Trashumante segue as exigências das revistas de qualidade, tanto no México e na Colômbia.

A revista tem dois diretores, um conselho editorial e um conselho consultivo integrado por pessoas dentro e fora das universidades editoras. A equipe editorial é responsável pelo desenvolvimento da política editorial e garantir a qualidade do conteúdo por meio da avaliação do juiz especializado.

Processo de avaliação dos artigos

Trashumante. Revista Americana de Historia Social recebe artigos de pesquisa (investigação) e análise, ensaios e resenhas de livros. A Direção verifica que cada manuscrito recebido é apropriado para uma revista acadêmica de história e atende aos critérios de qualidade, normas editoriais e referencias. (Veja Normas Para Apresentação De Artigos).

Trashumante utiliza o sistema de revisão por pares anônimos para avaliar artigos e ensaios. A cada manuscrito são atribuídos pelo menos dois avaliadores (ou três, se houver empate na avaliação). Estes árbitros são selecionados por sua reconhecida trajetoria, o grau de doutor ou equivalente e conhecimentos sobre o tema específico do artigo. O documento é enviado para o avaliador, sem informar o nome do autor nem nenhum outro dado que permita identificá-lo, se aceitar fazer a avaliação terá trinta (30) días para emitir a sua avaliação com recomendações ao autor.

A Direção considera totalmente as recomendações dos avaliadores e envia ao autor (incluindo anexos), omitindo apenas o nome dos avaliadores e quaisquer outros dados que permitan identificá-los informando se o artigo foi aceito, rejeitado ou aceito com condicionamento para integração das recomendações. O autor té 15 dias para apresentar uma versão corrigida do artigo no caso de ser aceito.

A Direção determina se o autor atende satisfatoriamente as recomendações e se reserva o direito de rejeitar o artigo, se as mesmas não ter sido incorporadas ou tratadas adequadamente.

Durante o processo de edição e avaliação, a Direção pode consultar os autores para resolver quaisquer questões alusivas ao artigo. A revista pode fazer as correções de estilo que considere relevantes.

Com base nessas políticas o Comitê Editorial decide em última instância a publicação do manuscrito. Essa decisão será inapelável.

Book reviews

Book reviews are evaluated by the editors, who thereby determine if they should or should not be published. If they consider it necessary, the editors may solicit the opinion of one or more external reviewers.

Detecção de possíveis plágios

Para a detecção de possíveis plágios, Trashumante deposita total confiança na experiência de seus avaliadores para reportar qualquer suspeita de plágios (detecção/identificação), e, se ocorrerem, exigirá dos membros da equipe editorial a revisão da secção ou secções do texto sob suspeita para, em primeira instância, fazerem uma comparação com os textos assinalados como originais e, se for necessário, recorrerem às ferramentas informáticas para fazê-lo. No caso de identificação de um plágio, Trashumante comunicará ao autor com as devidas referências, tratará de notificar aos proprietários dos direitos originais e retirará o texto do processo editorial vetando ao autor a possibilidade de publicar em Trashumante no futuro.

Processo de avaliação das resenhas

As resenhas de livros são avaliadas por membros do Conselho Editorial e da Direção, que determinam se elas são aprovadas ou rejeitadas. No caso de considerar necessário, a Direção pode solicitar a opinião de um ou mais avaliadores externos.

Política de Open Acces

Trashumante. Revista Americana de História Social oferece acesso irrestrito a todo o conteúdo imediatamente após de sua publicação.

Indexação

Atualmente, Trashumante. Revista Americana de História Socialestá incluída nos seguintes índices:

  • Publindex
  • Latindex
  • CLASE
  • DOAJ
  • SCOPUS
  • SCIMAGO
  • Ulrichsweb
  • Redalyc
  • Redib

Trashumante. Revista Americana de Historia Social por Universidad de Antioquia / Universidad Autónoma Metropolitana, unidad Cuajimalpa

 Se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional

New Courses

Contact Info

1600 Amphitheatre Parkway New York WC1 1BA

Phone: 1.800.458.556 / 1.800.532.2112

Fax: 458 761-9562

Web: ThemeFusion

Posts recentes